A IMPORTÂNCIA DO CNAI E A LEGITIMIDADE JURÍDICA QUE GARANTE O CORRETOR COMO AVALIADOR
 Frederico Mendonça       2018-06-13 15:40:21

Algumas pessoas confundem os conceitos de capacitação, certificação e legitimidade jurídica.

Capacitação é o ensino ou a preparação dada a alguém para que desenvolva determinada atividade. Ocorre, por exemplo, quando o Corretor faz um bom curso de avaliações, lê bons livros sobre o assunto, participa de seminários e palestras.

A certificação é o ato de certificar, de reconhecer, de emitir uma declaração formal comprovando algo. É o que ocorre ao final de um curso, mediante a entrega do certificado ou diploma.

Legitimidade jurídica, por sua vez, significa estar em conformidade com a lei e dispositivos que regem um assunto. É estar inscrito no Creci, por exemplo, para ser um Corretor e assim poder realizar as atividades pertinentes à profissão conforme a Lei Federal n° 6530/78.

Portanto, quando um Corretor faz um curso de baixa qualidade ele poderá até obter o certificado para inscrição no Cnai, porém, provavelmente, não estará capacitado para realizar avaliações e perícias. Aliás, isso tem ocorrido com certa frequência em razão de cursos deficientes, alguns inclusive com carga horária inferior à mínima determinada pelo Conselho Federal de Corretores de Imóveis- Cofeci. E o pior é que alguns alunos, mesmo despreparados, ainda elogiam o curso que fizeram - e talvez elogiem justamente por isso, por desconhecerem o assunto -, até descobrirem que não aprenderam o suficiente, o que geralmente só acontece ao serem contratados pelo cliente, bem na hora de porem os seus conhecimentos em prática. 

Lamentavelmente, mesmo não dominando o assunto e sequer estando inscrito no Cnai, o Corretor poderá realizar avaliações e perícias, amparado na Lei 6530/78. É que para realizar avaliações basta o profissional -seja Corretor de Imóveis, Engenheiro ou Arquiteto- possuir inscrição no Creci, no Crea ou no Cau.

Vale salientar, entretanto, que estar inscrito no Cnai é muito vantajoso para o Corretor por se tratar de um cadastro criado e mantido pelo Conselho Federal de Corretores de Imóveis visando promover a atividade bem como apresentar os profissionais teoricamente mais capacitados em cada cidade do país.

Aliás, o Cnai é hoje uma vitrine que tem possibilitado muitas oportunidades aos Corretores.


Compartilhe esse post:

Comentários

Dessa vez você vai fazer seu Curso de Avaliação. Esse será presencial, iniciando por Recife.
Você já tem seu smart card, o cartão de visitas do futuro?
AVALIAR IMÓVEIS POR TRATAMENTO DE FATORES OU INFERÊNCIA ESTATÍSTICA?
UMA AVENTURA CHAMADA PL 2283/2021
CONSTRUÇÃO INACABADA PODE SER AVALIADA PELO CORRETOR?
EXISTEM PROFISSIONAIS INDESEJÁVEIS NO MERCADO IMOBILIÁRIO. VOCÊ CONHECE ALGUM?