MUDAR DE PROFISSÃO OU DE TRABALHO NÃO SIGNIFICA MELHORAR DE CONDIÇÃO
 Frederico Mendonça       2018-06-04 00:00:00

Mudar quer dizer alterar, modificar, transformar, deslocar, mover, afastar, desviar, trocar, substituir, etc. Melhorar, por sua vez, quer dizer aperfeiçoar, refinar, favorecer, sofisticar, requintar, aprimorar, aperfeiçoar, valorizar, progredir, crescer, prosperar, progredir. Portanto, mudar não é a mesma coisa que melhorar.

Muitas pessoas dizem que querem mudar... mudar de emprego, mudar de casa, mudar de vida, mudar de curso, mudar de profissão, mudar... mudar... como se mudar necessariamente implicasse melhorar, progredir. Elas acham que a simples mudança implica melhoria, o que é um engano. Porque pode haver mudança na vida de uma pessoas sem que haja qualquer vantagem para ela e pode até mesmo ocorrer mudanças para situações desfavoráveis.

Outras pessoas falam que buscam o melhor... o melhor emprego para trabalhar, a melhor profissão para ganhar dinheiro, a melhor pessoa para casar, enfim, elas estão sempre em busca de algo melhor, como se isso fosse a maior virtude. Mas o que se percebe de fato, é que poucas procuram efetivamente crescer, aperfeiçoar-se, aprimorar-se, tornar-se melhor, como se não fosse necessário melhorar em nada para alcançar o que almejam em pensamento, tornando o discurso incoerente e a própria vida dessas pessoas num eterno devaneio.

O que talvez tantas não saibam ou esqueçam é que ser a "pessoa certa", digamos assim, é mais importante do que encontrar o melhor lugar para trabalhar ou mesmo a pessoa ideal para conviver. É que não havendo a necessária reciprocidade, não haverá espaço no lugar certo nem interesse da pessoa desejada.

Aliás, quando entrevisto alguém buscando trabalho costumo perguntar o que a pessoa está disposta a fazer para se tornar melhor e alcançar os seus objetivos. É que se não houver mudanças nela para melhor em pouco tempo o novo trabalho será coisa do passado, assim como os tantos outros locais onde já tenha trabalhado, constando no currículo simplesmente como mais uma mera "experiência profissional". Nada mais que isso. 


Portanto, mudar simplesmente não implica melhorar. Quem deseja efetivamente se tornar melhor e ascender na vida e na profissão precisa, especialmente: Aprender a pensar positivo; Esquecer as coisas chatas do passado e focar no que é bom hoje; Organizar as suas tarefas de acordo com as rotinas e níveis de urgência; Fazer uma coisa de cada vez, priorizando aquelas que são mais importantes; Concluir tudo o que iniciar; Manter com todos um relacionamento respeitoso; Formular metas pessoais e profissionais; e Aprender coisas novas e interessantes que possam ser aplicadas no ambiente de trabalho, especialmente através da leitura de bons livros e realização de cursos de capacitação.

Essas não são as únicas ações que alguém pode por em prática para se tornar uma pessoa mais interessante ou um grande profissional, mas quem proceder assim logo verá bons resultados e começará a colher melhores frutos.

Compartilhe esse post:

Comentários

Dessa vez você vai fazer seu Curso de Avaliação. Esse será presencial, iniciando por Recife.
Você já tem seu smart card, o cartão de visitas do futuro?
AVALIAR IMÓVEIS POR TRATAMENTO DE FATORES OU INFERÊNCIA ESTATÍSTICA?
UMA AVENTURA CHAMADA PL 2283/2021
CONSTRUÇÃO INACABADA PODE SER AVALIADA PELO CORRETOR?
EXISTEM PROFISSIONAIS INDESEJÁVEIS NO MERCADO IMOBILIÁRIO. VOCÊ CONHECE ALGUM?