O SENSACIONALISMO SÁDICO E O MEDO DE NOS TORNAMOS OBSOLETOS E DESCARTÁVEIS
 Frederico Mendonça       2018-02-19 00:00:00

Virou praga nas redes sociais vídeos e textos sensacionalistas sobre tecnologias que vão "virar" o mundo de ponta-cabeça até 2030, 2040, etc. Alguns são tão escandalosos que chegam a causar pavor e a passar uma sensação esquisita de que estamos ficando para trás, "obsoletos", passíveis de nos tornarmos  "descartáveis" em pouco tempo. É como se apenas algumas pessoas "superdotadas" fossem conseguir "sobreviver" nos próximos anos.

Mas quem seriam essas pessoas? Os profissionais de informática? Os jovens da geração Y ou Z? Nada disso! Experts em informática se encontra com facilidade e os salários deles são baixos, muitos até estão desempregados. Quanto aos jovens, embora estejam mais bem familiarizados com as novas tecnologias, a maioria é mal informada e geralmente não se interessa em saber de assuntos importantes do dia a dia, especialmente os relacionados com política, economia, cultura, entre outros tantos. Quem tiver dúvidas converse sobre algum desses assuntos com os próprios filhos, sobrinhos ou amigos deles.

A bem da verdade esses "superdotados" somos todos nós -inclusive os profissionais de informática e os jovens -, que usamos smartfone e computador; que acessamos a Internet; que carregamos milhares de documentos dentro do bolso num minúsculo pendrive; que "vamos" ao banco sem sair de casa; que sacamos dinheiro em máquinas espalhadas por todo lugar; que recebemos e enviamos mensagens e fotos pelo Whatsapp, Facebook e Instagram todos os dias e a qualquer hora; que dirigimos carros automáticos, com freio ABS, airbags e portas que travam e destravam sem necessidade de uso de chaves; que escolhemos e assistimos aos filmes da Netflix; que pilotamos motos aquáticas (jetsky) que não afundam w praticamente não viram; que compramos passagens aéreas, serviços e outros produtos em lojas virtuais, sem falar com ninguém; que aquecemos uma xícara d'água em poucos segundos num forno de microondas; que tomamos café quentinho preparado na hora por uma máquina ao simples toque do dedo; que observamos e monitoramos nossa casa ou escritório pelo celular, mesmo estando em outra cidade ou país; entre muitas coisas mais.

A tecnologia vem mudando o mundo e os hábitos das pessoas, especialmente nos últimos 30 anos. E é natural que mudanças possam causar desconforto e medo, porém nós continuamos "vivos", inseridos e usufruindo de tudo isso, que, aliás, visa atender aos nossos anseios e melhorar as nossas condições de vidas, ainda que indiretamente. Essa é a verdade! Portanto, não dá para entender qual o intuito dos criadores desses vídeos e textos deturpados, se é meramente compartilhar informações dramatizadas ou se é pelo sádico prazer de espalhar pânico e aumentar a ansiedade das pessoas, um grave problema de saúde que se alastra pelo mundo.

Compartilhe esse post:

Comentários

Dessa vez você vai fazer seu Curso de Avaliação. Esse será presencial, iniciando por Recife.
Você já tem seu smart card, o cartão de visitas do futuro?
AVALIAR IMÓVEIS POR TRATAMENTO DE FATORES OU INFERÊNCIA ESTATÍSTICA?
UMA AVENTURA CHAMADA PL 2283/2021
CONSTRUÇÃO INACABADA PODE SER AVALIADA PELO CORRETOR?
EXISTEM PROFISSIONAIS INDESEJÁVEIS NO MERCADO IMOBILIÁRIO. VOCÊ CONHECE ALGUM?