SER PERITO É UMA COISA, ATUAR COMO PERITO JUDICIAL É OUTRA
 Frederico Mendonça       2017-04-18 12:26:27

Perito é aquele que se especializou em determinado assunto, que tem experiência ou habilidade em determinada atividade. Um Perito Avaliador Imobiliário, por exemplo, é um profissional especialista em avaliação de Imóveis, podendo ser ele um Corretor de Imóveis, um Engenheiro ou um Arquiteto. 

Perito judicial, por sua vez, é uma condição temporária exercida por um especialista no âmbito judicial, e ocorre quando um profissional é designado por um magistrado a exercer essa atribuição a fim de lhe esclarecer fatos que possam contribuir na formação da sua convicção em face de questões que lhe foram submetidas pelas partes. 

Embora sejam coisas totalmente distintas, alguns confundem ambos os conceitos a ponto de inserirem em seus cartões de visita "Perito Judicial" como sendo a sua profissão. Outros chegam ao exagero de usar aquelas "carteirinhas pretas", crachás pendurados no pescoço e adesivos com o Brasão da República no vidro do carro, o que, aliás, não pega bem, seja em virtude da falta de discrição que deve haver nos trabalhos de um profissional liberal, como também em razão da possibilidade de levar algumas pessoas ao equívoco. É como alguém querer se passar por algo que não é. 

Em resumo: o Corretor de Imóveis, em sendo um expert em avaliação, pode e deve inserir no seu cartão e demais impressos a sua condição profissional de Perito Avaliador, porém, jamais deverá pôr "perito judicial", muito menos inserir o Brasão da República. 

O fato de constar na carteira do Corretor o Brasão da República é simplesmente por ser um documento emitido pelo Conselho Regional de Corretores de Imóveis, que é uma autarquia federal. Só por isso!   

Um Perito Avaliador deve se preocupar com a sua capacitação profissional visando aumentar os seus conhecimentos em face da sua grande responsabilidade, bem como com a construção do seu networking. Deve ser discreto, gentil, educado e se apresentar adequadamente vestido. Nada de fantasias! É recomendável ainda, se for um Corretor de Imóveis, que se inscreva no Cadastro Nacional de Avaliadores Imobiliários, CNAI, uma espécie de vitrine criada e mantida pelo Conselho Federal de Corretores de Imóveis, COFECI, que tem proporcionado muitas oportunidades aos Corretores Peritos Avaliadores nele inscritos.

Compartilhe esse post:

Comentários

Dessa vez você vai fazer seu Curso de Avaliação. Esse será presencial, iniciando por Recife.
Você já tem seu smart card, o cartão de visitas do futuro?
AVALIAR IMÓVEIS POR TRATAMENTO DE FATORES OU INFERÊNCIA ESTATÍSTICA?
UMA AVENTURA CHAMADA PL 2283/2021
CONSTRUÇÃO INACABADA PODE SER AVALIADA PELO CORRETOR?
EXISTEM PROFISSIONAIS INDESEJÁVEIS NO MERCADO IMOBILIÁRIO. VOCÊ CONHECE ALGUM?