Não é raro se ver pareceres ou laudos de avaliação mal redigidos, com graves erros ortográficos e sem a adequada padronização do texto. O Avaliador precisa se preocupar não apenas com os aspectos estritamente técnicos, aqueles determinados pela Resolução-Cofeci n° 1066/2007 ou pela NBR 14.653, mas também com a qualidade da redação e a apresentação do seu trabalho.
É importante que o Perito Avaliador tenha o devido cuidado de revisar o texto do documento que elaborou antes de entregá-lo ao seu cliente. Se for o caso, essa tarefa pode ser executada por alguém próximo a ele que possua uma boa redação ou mesmo por um especialista, como um jornalista ou um profissional de letras, por exemplo.
Essa revisão não visa mudar o conteúdo técnico do laudo, mas tão somente corrigir eventuais erros ortográficos, adequar a linguagem, melhorar a exposição das ideias e padronizar o texto, garantindo que o documento fique claro e bem apresentado.
É que erros de ortografia e redação confusa podem comprometer a imagem do profissional e até levar o trabalho do Avaliador ao descrédito.