A VIDA DUPLA DAS PESSOAS E A COMPRA DE "AMIGOS" NAS REDES SOCIAIS
 Frederico Mendonça       2018-04-16 00:00:00

Podemos dizer que muitas pessoas dividiram a vida em duas faces -a real e a virtual-, e que estão vivendo cada uma delas "encarnando" personagens distintos, aliás, bem diferentes ou mesmo opostos.

O Facebook, o Instagram e o Twitter se tornaram o mundo existencial da face ou vida virtual. A um só tempo as redes sociais são ponto de encontro e de notícias, verdadeiras colunas sociais, um tipo sui generis, sem colunista, sem qualquer filtro, onde cada um posta o que quer, especialmente sobre si, de acordo com as suas próprias conveniências e ilusões. 

Esse fenômeno das redes sociais decorre de alguns fatores, especialmente da vida corrida e da falta de tempo das pessoas, bem como da facilidade de acesso à tecnologia, de modo que o relacionamento entre elas têm se tornado cada vez mais virtual. As pessoas tendem cada vez mais a se comunicar e se ver através de fotos e vídeos, ao invés de se encontrarem pessoalmente para tomar um café, implicando relacionamentos cada vez mais inconsistentes e superficiais. 

Dia desses soube de um casal de idosos que, algumas vezes por semana, senta-se à mesa de jantar com o computador ligado e assim jantam na "companhia" dos seus filhos, como numa conferência on-line. Também já vi histórias de namoros e amizades virtuais cujo encontro pessoalmente do casal ocorreu um ou dois anos depois de haverem se conhecido através das redes sociais.

A vida real e a virtual se misturam e até se confundem, acarretando a diminuição da vida social e a perda do interesse de algumas pessoas de realizarem atividades que não sejam através de um computador. 

Um fato é que por trás dos relacionamentos virtuais podem existir pessoas com graves problemas psicológicos de medo e insegurança de se exporem às outras. Também há aquelas que se aproveitam para mentir e enganar as outras. Aliás, mentiras e falácias é o que muito se vê nas redes sociais todos os dias, com pessoas postando e dizendo de si, por exemplo, o que elas não são ou mesmo o contrário do que elas verdadeiramente são, pensam e agem, e só quem as conhece de perto sabe bem a verdade. Alguns casos chegam a ser engraçados, cômicos, porém, a maioria não. Inúmeros são as ocorrências em que pessoas se aproveitam da virtualidade para induzirem outras ao engano e erro. 

A coisa chegou a tal ponto que até "amigos", "seguidores" e "curtidas" são vendidos nas redes sociais. Comprar 10.000, 20.000, 30.000 "amigos" é bem baratinho. O pior é que tem gente comprando, sabe lá com que intenção, talvez para parecer famoso ou famosa. Também agora é possível "excluir" alguém da vida da gente com apenas um toque do dedo. Um loucura tudo isso! 

Realmente, as redes sociais são interessantes, mas que tal utilizá-las   como uma ferramenta ao invés de transformá-las na vida da gente?

Compartilhe esse post:

Comentários

Dessa vez você vai fazer seu Curso de Avaliação. Esse será presencial, iniciando por Recife.
Você já tem seu smart card, o cartão de visitas do futuro?
AVALIAR IMÓVEIS POR TRATAMENTO DE FATORES OU INFERÊNCIA ESTATÍSTICA?
UMA AVENTURA CHAMADA PL 2283/2021
CONSTRUÇÃO INACABADA PODE SER AVALIADA PELO CORRETOR?
EXISTEM PROFISSIONAIS INDESEJÁVEIS NO MERCADO IMOBILIÁRIO. VOCÊ CONHECE ALGUM?