COMO ESCOLHER O MÉTODO DE AVALIAÇÃO ADEQUADO?
 Frederico Mendonça       2019-12-23 07:13:01

Método de avaliação é aquele utilizado pelo Avaliador para constatar o valor de um imóvel ou do seu aluguel.

Os Corretores de Imóveis costumam adotar os Métodos Comparativo, Evolutivo e Involutivo para realizar as suas avaliações. A escolha do método depende especialmente de três elementos: do tipo do imóvel avaliando; das suas características; e da oferta de dados que possibilite a obtenção de uma amostra representativa do mercado regional. Portanto, só após a realização da vistoria do imóvel e da pesquisa na região é que o profissional definirá o método a ser aplicado.

Embora não exista hierarquia entre os métodos, o Comparativo é o preferencialmente adotado sempre que houver dados semelhantes ao imóvel avaliando na região. O Método Comparativo possibilita a constatação do valor do imóvel avaliando ou do seu aluguel mediante comparação direta com as ofertas de mercado.

Havendo escassez de ofertas o Método Evolutivo é o mais indicado. A aplicação desse método exige que o Avaliador constate o valor do terreno do imóvel avaliando, mediante comparação com terrenos equivalentes, bem como o valor de venda da construção, não o de custo, vale ressaltar. Esse método é o mais adotado na avaliação de galpões, sítios e fazendas, por exemplo.

Por sua vez, através do Método Involutivo é possível a constatação do valor de um imóvel em face do aproveitamento do seu terreno, do lucro que um empreendimento nele realizado poderá gerar. Esse método geralmente é adotado na avaliação de áreas passíveis de loteamento ou de construção de edifícios. 

Compartilhe esse post:

Comentários

Dessa vez você vai fazer seu Curso de Avaliação. Esse será presencial, iniciando por Recife.
Você já tem seu smart card, o cartão de visitas do futuro?
AVALIAR IMÓVEIS POR TRATAMENTO DE FATORES OU INFERÊNCIA ESTATÍSTICA?
UMA AVENTURA CHAMADA PL 2283/2021
CONSTRUÇÃO INACABADA PODE SER AVALIADA PELO CORRETOR?
EXISTEM PROFISSIONAIS INDESEJÁVEIS NO MERCADO IMOBILIÁRIO. VOCÊ CONHECE ALGUM?